Recolando os cacos

Cláudio Humberto (*)

O fim da baixaria
Diplomatas brasileiros comemoram, mundo afora, o fim da baixaria que marcou as viagens internacionais dos governos do PT.

As comitivas oficiais, de Lula ou de Dilma, tratavam os diplomatas como criados. E ainda deixavam para trás problemas para as embaixadas resolverem, como quando uma nora do ex-presidente Lula achou de meter na mala ricas toalhas e lençóis do hotel. Pagos, depois, pelo contribuinte, claro.

No exterior, a ex-presidente Dilma costumava humilhar diplomatas, referindo-se a eles com ironia até diante de próceres estrangeiros. Dilma abusava de diplomatas, como ocorreu em Londres e Oslo, ordenando até que lhe fritassem ovos caipiras, que sempre levava na bagagem.

Em hotéis de luxo, era frequente membros das comitivas presidenciais implicarem até com a mobília, exigindo sua troca. Sempre aos gritos.

rei-1As desculpas
Por orientação do presidente Michel Temer, o ministro Blairo Maggi (Agricultura) sepultou um impasse diplomático com o governo do Vietnã, que se arrastava desde 2013, provocado por uma grosseria da ex-presidente Dilma: ela cancelou de última hora uma audiência para receber Nguyen Phu Trong, herói do Vietnã e líder máximo do Partido Comunista, que veio ao Brasil sob a garantia de que seria recebido.

O episódio em Brasília representou grande humilhação para Nguyen Phu Trong e o Vietnã, que o tem como uma espécie de “semideus”. O Itamaraty divulgou a lorota de que o ex-chanceler Antonio Patriota foi a Hanoi pedir desculpas. Mas, se ele fez isso mesmo, de nada adiantou. Em visita real a Hanói, Blairo Maggi pediu desculpas e acabou homenageado por Nong Manh, sucessor de Nguyen Phu Trong.

Aliás, a situação do PT é tão ruim que faz lembrar a frase profética do saudoso jornalista Joelmir Beting, que há anos avisou: «O PT começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos».

(*) Cláudio Humberto é jornalista. Publica coluna diária no Diário do Poder.

3 pensamentos sobre “Recolando os cacos

  1. De fato existem histórias de comportamentos toscos, ou inapropriados, dos dois últimos presidentes que ocuparam o Palácio do Planalto………algo precisava mudar nesta área de atuação com certeza………..mas o Serra acusado de tentar subornar o Uruguai para impedir que a Venezuela ocupasse a presidência do Mercosul (acusação vinda dos diplomatas uruguaios, feita através dos jornais de lá e replicada pelos daqui, com uma explicação posterior bisonha) e o comportamento do Temer e do próprio Serra, de novo, diante dos protestos diplomáticos na ONU, mostram que as mudanças na diplomacia brasileira não foram as esperadas e nem positivas…………….

    Curtir

      • Hey José! Sim, eu vi o seu artigo, só não concordo com ele…….não acredito que tenha sido um mal-entendido, e nem uma troca de gentileza entre amigos (como por exemplo, para trazer a realidade para o nosso mundo de blogueiro, você da um like no meu post e eu dou um like no seu, o que nesse caso seria uma troca de gentilezas um tanto suspeita e eticamente questionável)……..enfim, se o mundo funciona assim desde que o mundo é mundo isso não significa que a prática é universalmente aceita, nem que ela seja inquestionável, muito menos que ela seja o melhor caminho diplomático, ou até que isso seja diplomacia…….por um ponto de vista, talvez, um tanto radical, eu diria que essa prática, como o exemplo que você deu entre Turquia e UE, é uma legitimação do suborno (onde interesses muitas vezes obscuros prevalecem e as intenções ficam bem longe de uma solução justa e pacifica para conflitos), e não uma negociação diplomática……….enfim……….nossa diplomacia parece continuar patinando em convicções um tanto quanto deploráveis……….abs!

        Curtir

Dê-me sua opinião. Evite palavras ofensivas. A melhor maneira de mostrar desprezo é calar-se e virar a página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s