José Horta Manzano
Não acredito que a pisada na bola seja consequência da intromissão do Bolsonaro no Enem; se bem que, pensando bem, tem um pouco a ver, sim senhor.
Não é de hoje que a Instrução Pública vem sendo mandada pra escanteio “nesse país”, como diria nosso guia. Mas há que reconhecer que, com os personagens peculiares que escolheu para chefiar o Ministério da Educação, o capitão está dando sequência ao que outros já vêm fazendo faz tempo. Tem se esmerado mais que os anteriores, é verdade, mas a linha de conduta é a mesma. O intuito de todos eles é desinformar. Afinal, povo desinformado é mais facilmente manipulado. Ou não?
Aos ouvidos de quem não está acostumado a ler, a expressão “passa a ser”, pode ser entendida como “passa ser”. O escorregão na chamada da Folha não decorre de falta de atenção; é falta de conhecimento mesmo. Os que escrevem “passa ser” são os mesmos que escreveriam “vai começar chover”.
Falta instrução, que só viria com mais leitura. Falta leitura, que teria de ser incentivada pela escola. Falta escola, que teria de ser implantada pelo governo. Falta governo, que teria de ser eleito por um povo instruído. Falta povo instruído… e o círculo vicioso se fecha. Será que um dia vai se romper?
A gente se depara com esse tipo de situação com mais frequência do que imaginamos. Ler comentários no Youtube causa-me intensa aflição, tamanho é o grau de dificuldade com a língua escrita neste país.
Sobre o Enem, um dileto professor disse algo bem pertinente: “O Governo não precisa impor nenhuma base ideológica abertamente, basta ele incluir nas questões da prova do Enem o que ele quer que seja discutido em salas de aula.”
CurtirCurtir
Faz décadas que sutileza se tornou artigo raro nas prateleiras do Planalto. Quando vêm, entram de sola, arrombando a porta, com estrondo e estardalhaço.
CurtirCurtir
Porventura não seria isso exatamente o reflexo da sociedade que elege essas pessoas ? Esses seres abomináveis que ocupam os palácios de poder são oriundos do extrato social. O ambiente social a todos afeta e também constrói/destrói. É difícil uma sociedade cruel e doente formar líderes justos e honestos.
CurtirCurtir
Seu raciocínio tem lógica.
CurtirCurtir