Alitalia defuncta est – 2

José Horta Manzano

No artigo anterior, a palavra defuncta aparece no título. É frase latina que faz pensar em defunto, não? Pois tem tudo a ver. Estamos habituados a empregar o termo defunto unicamente em referência a alguém que morreu. Na língua dos césares, a palavra era mais abrangente.

Em latim, há o verbo fungor (infinitivo = fungere), que significa atuar, operar, exercer, funcionar. Curiosamente, o radical fung se conservou em muitas línguas, até não-latinas, mas perdeu-se em português. Aqui estão alguns exemplos: italiano (fungere), espanhol (fungir), alemão (fungieren), dinamarquês (fungere), sueco (fungera), tcheco (fungovat) e outras mais. Em todas elas, o verbo tem o sentido de “cumprir determinada função”. Até o inglês tem o adjetivo fungible (=capaz de substituir algo ou alguém).

No entanto, em nossa língua, as formas adjetivadas que derivam do particípio perfeito (functus) é que foram produtivas. Daí vêm nossos termos funcionar, função, funcionário, funcional. Em derivação direta da raiz, temos somente o adjetivo fungível, cujo uso se limita aos círculos jurídicos.

Opondo-se a fungor (=operar, funcionar), o latim tinha a forma defungor (=deixar de operar, parar de funcionar). Também neste caso, os filhotes que aparecem em português provêm das formas adjetivadas latinas: defunto, defunção. Diferentemente do latim, em que essas formas podiam ser utilizadas para alguém ou algo que deixava de funcionar, em nossa língua os termos se especializaram em qualificar um ser humano que morreu. Um defunto é sinônimo de um morto.

No título do artigo anterior, a expressão latina Alitalia defuncta est pode ser interpretada de duas maneiras. Por um lado, pode significar que a companhia deixou de funcionar, ficando subentendido que, amanhã, seus motores podem até voltar a roncar. Por outro lado, pode-se entender que, como alguém que bateu as botas, a empresa ‘faleceu’, fato definitivo e irreversível. Acredito mais nesta última possibilidade.

Observação
Pensando bem, um defunto é alguém que deixou de funcionar. Definitivamente.

Dê-me sua opinião. Evite palavras ofensivas. A melhor maneira de mostrar desprezo é calar-se e virar a página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s