Imigração

José Horta Manzano

Os mais antigos hão de se lembrar. Quando éramos crianças, o Brasil andava cheio de estrangeiros. Nas grandes aglomerações, era muito comum encontrar pessoas, às vezes jovens, às vezes nem tanto, falando com sotaque.

Num tempo sem internet, o Brasil chegou a ter vários diários impressos em língua estrangeira. Havia jornais em alemão, em italiano, em espanhol, em japonês. Poucos subsistem e suas perspectivas de sobrevivência não são animadoras.

Nossas estatísticas nunca foram lá extremamente rigorosas, mas as estimativas convergem para um total de 6 milhões de imigrantes aportados entre 1870 e 2000.

Houve momentos, na década de 1920, em que metade da população da cidade de São Paulo era constituída de imigrantes, 50% dos quais eram italianos. Sim, senhores, o Brasil já foi um país cosmopolita.

Crédito: Editora Abril

Crédito: Editora Abril

A Folha de São Paulo deste 17 de maio traz uma reportagem interessante sobre o abrandamento das formalidades atualmente exigidas de um candidato à imigração. É natural que desapertem o gargalo. Já não são muitos os que querem se estabelecer. Se, ainda por cima, o caminho for pedregoso, muitos vão desistir.

O último recenseamento mostra que, ao contrário do que geralmente acreditamos, a população estrangeira vem diminuindo. Decresceu entre 2000 e 2010, enquanto a população do país continuava a crescer.

Parece que o antigo país de imigração já não exerce a mesma atração de antes. Uma vista d’olhos basta para constatar:

   – a média de imigrantes na população mundial é de 3%

   – a média de imigrantes na população dos EUA é de 15%

   – a média de imigrantes na população da América Latina (excluído o Brasil) é de 1,5%

   – a média de imigrantes na população do Brasil é de magros 0,3%.

O mundo mudou. Noventa e cinco porcento das autorizações de permanência concedidas atualmente pelo Brasil a estrangeiros são temporárias. Gente que vem por um tempo limitado, na maior parte dos casos a serviço de uma firma. Somente 5% das autorizações são concedidas em caráter permanente.

Já não se fazem mais imigrantes como antigamente…

Dê-me sua opinião. Evite palavras ofensivas. A melhor maneira de mostrar desprezo é calar-se e virar a página.