Aurora boreal

José Horta Manzano

Outro dia, já estava encerrando o expediente quando dei de cara com essa belíssima foto de uma aurora boreal. Como sabem meus cultos leitores, a chamada aurora boreal é um fenômeno elétrico somente visível nas cercanias dos polos.

Eu disse doS poloS, isto é, elas tanto ocorrem perto do Polo Norte quanto do Polo Sul. Por ser a Antártida um continente habitado somente por cientistas, onde nenhum passa mais que uma temporada limitada, é raro ver fotos desse fenômeno tiradas por lá. Cientistas não costumam viajar àquelas lonjuras a turismo.

Já que o fenômeno ocorre tanto no hemisfério norte (boreal) quanto no hemisfério sul (austral), por que é que sempre nos referimos a ‘aurora boreal’? Acredito que o melhor nome seria ‘aurora polar’. Serviria para os dois casos.

Mas o problema hoje é outro. Releia o título da matéria. Algo não lhe parece fora de lugar? É claro! O verbo está mal conjugado.

Dispor é filhote de pôr. Segue o modelo do pai da família em todos os tempos. Assim:

Ele põe   – ele dispõe
Ele pôs   – ele dispôs
Ele punha – ele dispunha
Ele puser – ele dispuser

Portanto, ganha estadia grátis na Islândia quem se dispuser a fotografar uma aurora boreal. Ou polar, tanto faz. A notícia contém mais uma impropriedade. Em princípio, a palavra estadia é reservada para navio no porto e carro no estacionamento. Para pernoite num hotel, estada fica bem melhor. Vamos corrigir de vez?

Ganha estada grátis na Islândia quem se dispuser a fotografar uma aurora boreal.

4 pensamentos sobre “Aurora boreal

  1. Lamento informar que o Marco Antônio Villa não é leitor habitual do seu blog. Hoje, na coluna que ele assina no UOL, ele cometeu o mesmo erro: “quando Bolsonaro se dispor…”. Uma lástima! Você sabe que ele é useiro e vezeiro de impropriedades gramaticais, mas não custava nadica ele consultar os entendidos, não é mesmo?

    Curtir

Dê-me sua opinião. Evite palavras ofensivas. A melhor maneira de mostrar desprezo é calar-se e virar a página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s