José Horta Manzano
Irreversível é qualidade do que não pode ser revertido. Dizer «mais irreversível» ou «menos irreversível» equivale a dizer «mais grávida» ou «menos grávida». É tolice. Irreversível, assim como grávida, é situação absoluta, suficiente a si mesma. Assim como ninguém pode estar ‘meio grávida’, nenhuma situação será ‘meio reversível’. Ou é ou não é. Ou está ou não está.
O general quis dizer que a vitória de Biden está cada vez mais difícil de reverter ou cada vez mais próxima da irreversibilidade. Assim que se tornar irreversível, pronto, acabou, não volta mais.
Na expressão «mais irreversível», o ‘mais’ sobra. Quanto à vitória de Mr. Biden, o general cochilou, mas todos entendemos. E esperamos que ele tenha razão. Let’s keep fingers crossed!
Achei bem coerente o ‘mais irreversível’. Afinal, os delegados ainda não votaram, o Trump ainda não propôs a transição… Estamos a base da presunção de vitória
CurtirCurtir
Boa observação, Lara. O resultado só se tornará irreversível uma vez que os delegados tiverem votado.
Portanto, o general se enganou na formulação. Devia ter dito que ‘o resultado está cada vez mais perto de se tornar irreversível’. Aí ficava bonito!
É uma minúcia, nem vale a pena dar importância a isso. Se o problema do Brasil e do mundo fosse essa frase, estaríamos vivendo no paraíso, não é?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu a pena a leitura!
CurtirCurtir