O verdadeiro rosto de Putin

José Horta Manzano

Nem todo o mundo sabe, mas Vladímir Putin completa 70 aninhos em 2022. Dizem que, como todo ditador, ele é paranoico. Sente-se atacado, agredido, acuado, ameaçado por todos os lados. Desconfia de tudo e de todos. Morre de medo de ser envenenado. Não come nenhum alimento que não tenha sido antes experimentado por um dos provadores que o acompanham por toda parte. Os reveses que tem sofrido nessa estúpida guerra que declarou à vizinha Ucrânia hão de ter exacerbado esses pavores.

Mas tem uma coisa que não lhe dá medo – ou, se dá, sua imensa vaidade o ajuda a superar: operação plástica. Convenhamos que a aparência de seu rosto não bate com o que se espera de um vovozinho da sua idade. Quantas e quais operações ele já sofreu, é segredo de Estado.

Mas hoje em dia, com um Photoshop e certo treino, dá pra simular o aspecto que ele teria se não tivesse mandado esticar aqui, espichar ali, encher de botox acolá. Ele caiu na espiral e passou a ser mais uma vítima do mal que acomete muitos dos que entram por esse caminho: não sabem onde parar.

O resultado é que seu rosto está com aparência artificial, congelado, sem expressão, mais ou menos como o de Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro da Itália, que hoje parece uma múmia.

Encontrei no youtube um videozinho que suprime, em minuto e meio, as artificialidades que lhe foram estampadas no rosto e mostra, no final, o aspecto que ele teria se não tivesse tentado se transformar numa Barbie. Quem tiver curiosidade, que clique aqui.

Dê-me sua opinião. Evite palavras ofensivas. A melhor maneira de mostrar desprezo é calar-se e virar a página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s