O Estado e a Igreja na Suíça

José Horta Manzano

Ontem postei o artigo Casamento para todos, em que exponho um problema que fatalmente vai surgir assim que for instituído na Suíça o casamento para pessoas do mesmo sexo.

Uma fiel leitora me pergunta como é possível essa interação com a religião, visto que a Suíça é oficialmente um Estado laico.

A resposta é que, na Suíça, as relações Igreja/Estado são complexas e obedecem a uma lógica particular, às vezes desconcertante. Para usar um termo da moda, trata-se de uma relação “não-binária”.

É uma particularidade nacional, talvez única no mundo. Para quem se interessar pelo assunto, encontrei no site Migraweb um bom texto, claro e conciso. Traduzi e adaptei. Está disponível aqui sob forma de arquivo pdf.

2 pensamentos sobre “O Estado e a Igreja na Suíça

    • Tanto a neutralidade quanto a laicidade são conceitos vagos, de contornos imprecisos. Exemplos há, pelo mundo, à farta.

      O próprio Brasil, país reconhecidamente laico, eleva feriados religiosos à categoria de feriados nacionais, pois não? Natal, Finados e Sexta-Feira da Paixão são feriados oficiais em todo o território nacional. E olhe que nosso país está longe de ser o único a proceder assim. A França, pátria da separação da Igreja e do Estado, também oficializa feriados religiosos.

      No STF brasileiro, um crucifixo encima os togados. Já houve quem reclamasse, mas ele continua lá firme. Nem os barbudinhos do PT, apreciadores de Castro, Ortega e Maduro, ousaram desgrudá-lo do mármore.

      Curtido por 1 pessoa

Dê-me sua opinião. Evite palavras ofensivas. A melhor maneira de mostrar desprezo é calar-se e virar a página.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s