José Horta Manzano
Estes últimos anos, nosso país tem sofrido terremotos político-policiais um atrás do outro. São escândalos frequentes e variados que, frequentemente, envolvem figuras políticas de projeção.
Os quatro anos da gestão de Bolsonaro foram pródigos nessa matéria – o capitão nunca nos deixou na mão por falta de assunto. O nome do Brasil ecoou (e muito!) fora do país, e passeou pelas manchetes em letras constrangedoramente grandes.
No entanto, veja você como são as coisas, o escândalo dos falsos certificados de vacina bateram todos os recordes. Embora, à primeira vista, pareça um caso menor, a repercussão tem sido planetária. Acredito que, se tivesse surgido logo no começo do mandato do capitão, não tivesse alcançado as manchetes; mas tendo surgido agora, que o mundo inteiro já conhece bem o personagem, o caso está fazendo sucesso. Está bombando, como convém dizer neste mundo de narrativas.
Procurei, nos jornais estrangeiros, as notícias do caso dos certificados falsos. Fui colecionando, separados por língua. Contei-as: uma, duas, três, etc. Chegando a dezessete, cansei e parei. Confesso que nunca tinha encontrado antes relato de nossos dramas em vietnamita ou em romeno. Pois desta vez, encontrei.
Mostro, a seguir, uma resenha. Se o distinto leitor planeja viajar para a Hungria, a Turquia ou a Indonésia, aconselho a não dar muita bandeira (entenda “bandeira” no sentido que quiser). É pra não passar vergonha.

Español
Polícia faz buscas na casa do ex-presidente, numa investigação de sua vacinação contra a covid

Tcheco
A polícia fez buscas na casa do ex-presidente do Brasil, Bolsonaro. Eles estão investigando um fraude de vacinação contra a covid

Romeno
Investigação sobre falsas vacinas anti-COVID no Brasil/ A polícia faz buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e confisca seu telefone celular

Esloveno
Polícia faz buscas na casa de Bolsonaro em razão de certificado de vacinação contra a covid-19
Tem outros senões.
Armação do PT.
Não é bem assim.
Armaram uma auê para forçar uma busca e apreensão na casa do Bolsonaro com a finalidade de apreender notebook e celular de uso pessoal com o propósito de verificar existência de dados transmitido e/ou recebidos com dados que possa vincular ação praticada e que se confirme a teoria plantada pelo PT de que Bolsonaro teria envolvimento no assassinato de vereadora Marielle Franco e seu motorista.
CurtirCurtir
A Federal trabalha em silêncio, o que deixa campo livre a cada um para interpretar cada operação a seu gosto.
Ainda bem que é assim, pois o brasileiro está cruelmente necessitado de criatividade. É importante pra espanar a poeira e dezumbificar a galera.
CurtirCurtir