«Os estádios são obras relativamente simples. O governo fará todo empenho para fazer a Copa das Copas, isso inclui estádios, aeroportos, portos, tudo o que for necessário para que seja o país que receba todos aqueles que vão nos visitar.»
Resposta dada em 23 jan° 2014 por dona Dilma Rousseff, em visita à sede da Fifa, em Zurique, à pergunta insistente do enviado da Folha de São Paulo.
Quem estivesse chegando do planeta Marte poderia até imaginar que a tal Copa das Copas esteja programada para daqui a 5 ou 6 anos.
Quanto à fala da presidente, «Fazer empenho para fazer» é construção linguística assaz elegante, mas, convenhamos, pouco usual.
Prezado sr. Manzano, eu nem tinha percebido a repetição de verbos em “fazer empenho para fazer”, mas causou-me estranheza o trecho “[fazer] tudo o que for necessário para que seja o país que receba todos aqueles que…”. Sinceramente, acho que esse trecho é bem pior que o outro, rsrsrs. Abraço grande!
CurtirCurtir
Pois é, caro João, a desconcertante riqueza da fala presidencial nos embaralha a escolha. Diante de tal sucessão de frases lógicas, claras e elegantes, só nos resta abrigarmo-nos sob o manto da humildade.
Que cada um cuide de si e… salve-se quem puder.
Abraço.
CurtirCurtir