LÍNGUA DE CASA

José Horta Manzano

Este blogue está completando sete anos no ar. Nestes tempos de internet, tornou-se blogue longevo. Já publiquei mais de 4000 posts, quantidade considerável. Muitos deles são efêmeros, isto é, têm a ver com a realidade do momento e logo envelhecem. Já outros são de interesse permanente.

No Brasil de Longe, estão todos misturados. Cada pessoa é diferente e ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas. Quem gosta de política, por exemplo, pode não estar interessado em música. Quem aprecia curiosidades do exterior pode não estar nem aí com etimologia ou adequação vocabular. Como fazer?

Resolvi não continuar a pôr tudo no mesmo saco. Vamos separar por assunto. Pra começar o trabalho, escolhi os artigos sobre língua portuguesa, um de meus xodós. Acabo de inaugurar um blogue chamado Lingua de Casa. Convido o distinto leitor a dar uma olhada. Todo novo post sobre línguas não será mais publicado aqui, mas somente no Lingua de Casa.

Quanto ao que já foi publicado no Brasil de Longe vai continuar por aqui, seja qual for o assunto. É que os artigos já estão indexados nos buscadores. Aos poucos, estou copiando os mais interessantes e inserindo no novo blogue. É trabalho muito demorado.

Se você gosta de artigos sobre língua – especialmente a nossa –, aproveite pra dar uma passada no Lingua de Casa e para se inscrever. Assim, vai ser avisado a cada novo post.

Faz quase 20 anos que os presidentes de nossa República tratam a língua a tapas. Escrevo frequentemente sobre eles. Acho que é excelente ideia separar o joio do trigo: políticos pra cá, língua pra lá. Separados, não brigam. Juntos, são um deus nos acuda. Mas já vou avisando: se a língua for maltratada, reservo-me o direito de botar a boca no trombone, quer o infrator seja soldado raso, quer seja marechal.

Brasil de Longe continua no ar, como sempre, sem novos artigos sobre língua. Estes serã o publicados no Lingua de Casa.

Boa continuação a todos!

Forte abraço,
José Horta Manzano

novembro 2019

Para voltar ao Brasil de Longe, suba com o mouse até o botão Inicial e clique.